Organização financeira durante a pandemia do novo coronavírus

Realizar o controle de gastos e manter uma organização financeira durante a quarentena se torna um grande desafio. Devido à crise decorrente do COVID-19 o mundo busca formas de se adaptar a esse novo cenário econômico.

Como os impactos futuros da pandemia na economia ainda são desconhecidos, é importantíssimo se preparar para se manter financeiramente saudável não apenas durante a quarentena mas também a longo prazo. Ou seja realizar um planejamento financeiro, enxugando os gastos e mantendo uma reserva são algumas ações que irão ajudar durante a crise.

O primeiro passo para realização de um planejamento é o controle financeiro. Realizando uma análise do fluxo de dinheiro no mês é possível encontrar gastos não prioritários, aproveitando para cortar essas despesas desnecessárias. Um exemplo é o uso de plataformas de vídeo streaming: algumas empresas disponibilizam conteúdos gratuitos, sendo possível assistir diversos filmes e séries sem assinatura.

Quais dívidas devo me atentar primeiro para manter a organização financeira?

Com as contas mensais devidamente analisadas, outra questão importante é o controle das dívidas, as dívidas urgentes, que impactam diretamente o cotidiano, seja uma conta de luz, água, aluguel, etc., a princípio, são as principais para serem resolvidas; apresente propostas de quitação que caibam no orçamento.

Caso sobre algum dinheiro, criar uma reserva é outro ponto importante, afinal é dela que virá o dinheiro a utilizado em casos de urgência. Recomenda-se que a reserva mantenha aproximadamente 6 meses de gastos mensais guardados. Outra questão é a aplicação da renda em investimentos com baixo risco, como a poupança ou Tesouro Selic, afinal o objetivo da reserva não é a rentabilidade mas sim a disponibilidade de resgate do dinheiro a qualquer momento.

Em meio a crise é importante ser cauteloso, com o isolamento e o achatamento da curva epidemiológica a vida deve voltar ao normal em breve. Durante esse tempo, uma boa organização financeira é imprescritível para a sobrevivência.

Caso queira mais dicas veja: 10 dicas para solucionar seus problemas financeiros

10 Dicas Para Solucionar Seus Problemas Financeiros

× Dúvidas?