É seguro fazer empréstimos online?

Com a burocracia presente nas agências bancárias, os empréstimos online vem chamando cada vez mais a atenção. Mais rápidos e com taxas de juros menores que os empréstimos tradicionais, essa modalidade ainda deixa uma dúvida: como saber se é seguro fazer um empréstimo online? 

Sabemos que muitas vezes, durante uma urgência, acabamos tendo que recorrer a empréstimos, com isso diversas formas diferentes de crédito se tornam possibilidades.

Por isso é preciso ter precaução sempre, ficar ligado nas taxas de juros, na sua situação financeira e principalmente na instituição que irá oferecer o crédito.

Após realizar o planejamento para um empréstimo, é hora de escolher a melhor oferta disponível para você no mercado. 

É comum acabarmos seduzidos pelas agências bancárias, afinal, se possuímos conta em determinada agência, parece mais prático e seguro, não? 

Mas toda a burocracia envolvida e os altos valores de juros tornam a realização do empréstimo uma verdadeira briga. Devido a isso, uma modalidade de crédito vem ganhando força no mercado: os empréstimos online. 

Realizados totalmente de casa, de forma rápida e com taxas de juros mínimas, essa modalidade é ainda recente no Brasil, mas que vem crescendo de forma exponencial nos últimos anos.

Porém temos sempre que ter um pé atrás na internet. Enquanto as plataformas sérias de crédito online vêm crescendo, outras vêm surgindo para tentar enganar o cliente.

Existem formas para você se manter atento e não cair em nenhum golpe online, iremos passar algumas dicas para você se precaver.

Como fazer um empréstimo online seguro?

Todas as empresas realizam empréstimos em seus portais, por isso busque fazer o atendimento nessas plataformas. Nunca divulgue seus dados em comentários de redes sociais, o começo do atendimento pode ocorrer normalmente nessas plataformas, mas uma instituição séria nunca vai requisitar nenhum dado do cliente através dos comentários em redes sociais.

Também formalize todos os seus contatos com a instituição; empresas sérias sempre utilizarão seus email ou telefone para entrar em contato.

Sempre desconfie de promessas de muito dinheiro e sem nenhuma análise. Golpistas se aproveitam da sua necessidade para se aproximar e prometer modalidades de empréstimos com baixa taxa de juros e sem nenhuma análise. 

As instituições financeiras que agem online são sim mais rápidas que as tradicionais, mas por serem menores as agências bancárias, é sempre realizada uma análise do cliente, afinal elas precisam da garantia do pagamento.

Não precisamos lembrar de que você precisa sempre procurar informações da instituição que você irá pegar o empréstimo. Essa é a principal forma de se manter seguro online, não apenas para pegar um empréstimo, até na hora de realizar compras verificar com quem você está se relacionando online é quase uma obrigação.

Procure sempre informações de como a empresa funciona, veja as taxas de juros, a forma de pagamento e suas regras. Muitas vezes apenas com uma olhada superficial é possível identificar se uma plataforma é séria ou não. Procure na página informações de segurança; verifique a presença do cadeado antes do link da página, esse cadeado representa o selo de segurança da página.

Sites com esse selo mostram uma garantia de confiabilidade. Esse cadeado mostra que o site apresenta uma segurança aos seus dados. Caso a plataforma da instituição não apresente essas informações é grande a chance de ser uma empresa golpista.

Empresas sérias nunca requisitam nenhuma forma de pagamento adiantado para empréstimos. Além de ser ilegal, a requisição de um pagamento anterior ao empréstimo é totalmente sem sentido, afinal, se você precisa de dinheiro, como vai pagar o adiantamento?

Pesquise a opinião de outros clientes.

Também fique de olho em sites como o Reclame Aqui, pesquise sobre a empresa, as reclamações e se elas foram resolvidas junto.

Uma forma de se manter seguro em momentos assim é pedir indicação de conhecidos. Sabemos que cada usuário terá a sua própria experiência na hora de requisitar um empréstimo, mas ter uma avaliação sobre determinada plataforma de empréstimo é o suficiente para determinar a legitimidade da instituição.

× Dúvidas?