Close

Melhores maneiras de aumentar o seu Score Serasa

Maneiras de aumentar o seu Score

Melhores maneiras de aumentar o seu Score Serasa

Desconhecido por grande parte da população, o Score é um dos principais sistemas utilizados por bancos, prestadores de serviços e pelo comércio para uma análise de crédito.

 

Vamos apresentar maneiras de aumentar o seu Score. Mas antes de mais nada, vamos conhecer como funciona o sistema de Score.

 

Score é uma ferramenta que realiza uma análise no histórico de pagamento e consumo individual, essa análise apresenta um resultado entre 0 e 1000. Esse resultado é um dos principais fatores na vida financeira de qualquer pessoa. Mas afinal, qual a importância disso? Como melhorar o Score? 

 

Manter-se como um bom pagador é uma grande satisfação pessoal. Quem não gosta de manter as contas em dia? Manter a casa em ordem traz diversos benefícios: não pagar juros é um deles, porém outra consequência é a elevação do seu Score.

 

Essa análise é realizada por empresas como o Serasa e o SPC Brasil, levando em consideração a movimentação financeira de determinado sujeito. A plataforma examina a relação da pessoa com as empresas, se possui contas a pagar, empréstimos, etc.

 

 O Score é um ponto de referência para alguns fatores. Por exemplo, algumas instituições o procuram antes de oferecer empréstimos, financiamentos ou crediário para determinada pessoa. 

 

As taxas de juros também são influenciadas pelo Score, por tanto quanto mais alta sua nota, melhor serão as oportunidades de empréstimos com as menores taxas de juros.

 

 

Mas como é feita a classificação pelo Score?

 

O Score é como uma prova de escola, quanto mais acertos você tiver, melhor vai ser a sua nota. Também vale ressaltar que a nota não é influenciada pela renda mensal de cada pessoa, mas sim pelo seu nível de inadimplência. 

 

Os consumidores são classificados em 3 grupos, que podem variar de acordo com as políticas de cada instituição. São eles:

 

1. Alto risco, são indivíduos com a nota menor que 300. Portanto, os quais oferecem maior risco de não honrarem com seus débitos.

 

2. Risco médio, os indivíduos com a nota entre 300 e 700. Assim, são consumidores mais confiáveis e possuem uma grande chance de conseguir aprovação em ações financeiras, empréstimos, etc.

 

3. Baixo risco, indivíduos com a nota acima de 700. Portanto recebem melhores condições de negociação, com as menores taxas.

 

A melhor forma para manter sua nota alta é sempre realizar a checagem nas plataformas disponíveis, e assim saber como anda a sua saúde financeira.

 

 

Mas como saber meu Score?

 

Para saber e acompanhar sua nota é fácil e rápido, você só vai precisar do seu CPF e acesso à internet.

 

Primeiro você deve acessar o site das plataformas do Serasa Score ou Boa Vista. Realize os procedimentos de acordo com os requisitados para o cadastro. Caso já possua conta, desconsidere este passo.

 

Com sua conta criada, é só realizar o login que seu Score estará disponível para visualização. Ambas as plataformas oferecem a oportunidade da visualização da sua vida financeira, contratos vigentes, pagamentos realizados e as dívidas pendentes.

 

 

Maneiras de aumentar o seu Score

 

Com algumas mudanças no seu dia a dia e alterações no estilo de vida é possível de maneira fácil aumentar sua nota, quitar suas dívidas e ainda ter aquele dinheirinho sobrando no fim do mês. Porém, algumas ações exigem um pouco de disciplina.

 

Para ajudar na questão sobre sua saúde financeira, escrevemos sobre como manter a organização financeira durante a pandemia do novo coronavírus e também 10 dicas para solucionar seus problemas financeiros.

 

Algumas dicas para controle financeiro visando aumentar sua nota no Score de forma mais rápida:

 

1. Caso esteja com o nome negativado, você deve priorizar a quitação desses débitos. Posteriormente, seu Score irá aumentar nos próximos meses.

 

2. Um ponto importante para aumentar sua nota e mudar sua classificação é pôr todas suas dívidas no papel. Com as ferramentas de Score mencionadas no texto, realizar esse processo é simples. Portanto, faça seu plano de pagamento, negocie as dívidas que forem possíveis de negociar e siga seu plano.

 

3. Evite atrasos nos pagamentos, pague sempre em dia. Se esforce para sempre quitar seus vencimentos mensais, não deixe seu cartão cair no rotativo.

 

4. Mantenha sempre um gasto controlado por mês. Uma forma de se manter saudável financeiramente é conseguir pagar as contas e consequentemente não gastar mais que deve. Por exemplo, restrinja o gasto no seu cartão de crédito em 30% do limite. Além de apresentar um perfil equilibrado a quem for verificar seu Score, também é uma boa forma de não se perder nas contas.

 

5. Manter seus dados atualizados também influencia na sua nota positivamente. Mantenha sempre suas informações como endereço e telefone para contato corretas nas instituições em que você é cadastrado.

 

É importante avisar que as maneiras de aumentar o seu Score não dão resultados da noite para o dia, é um processo demorado, pois é um processo de entrega de dados a um sistema e depois a análise e mudança desses dados. Então comece o quanto antes a melhorar seu Score!

 

 

Cadastro Positivo.

 

Lançado como um banco de dados para bons pagadores, o Cadastro Positivo é uma ferramenta que já impacta a vida de milhões de brasileiros, afinal, todo mundo que possuir um CPF possui um Cadastro Positivo.

 

Esse serviço recorda o histórico do comportamento do cliente. Portanto, nele são encontradas todas as informações de comprador de uma pessoa: Ou seja, seus gastos, se paga atrasado ou em dia, entre outras. O Cadastro Positivo analisa se um empréstimo é dado através do histórico de pagamento de um cidadão, não mais através da sua negativação. 

 

Esse serviço também influencia seu Score. Com a ativação do Cadastro Positivo, seus dados passam a ser compartilhados com a empresa responsável pelo gerenciamento do Score, assim, aumentando sua nota.

 

 

Mitos sobre Score.

 

Alguns mitos ainda estão presentes quando se trata do Score. Iremos desmistificar algumas dúvidas presentes sobre o assunto.

 

  • Qualquer pessoa pode ter acesso ao meu Score?

Não é verdade, sua nota é para conhecimento próprio, apenas o titular do CPF. Assim como, as empresas interessadas na informação tem direito de ver o Score.

 

  • É possível algum tipo de financiamento com Score baixo?

Sim, é possível. Score é uma ferramenta para a instituição financeira saber sobre determinado cliente, contudo cada instituição possui suas políticas para financiamento.

 

  • Todo meu histórico é analisado pelo Score?

Não. Após 5 anos decorridos da data de vencimento, as dívidas, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, são prescritas, e assim param de constar negativamente no Score.

 

  • Ter uma boa nota é a certeza de conseguir novos créditos?

Não. Caso haja dívidas prescritas no seu nome, após 5 anos elas deixarão de constar no seu Score, mas ainda podem influenciar a instituições a liberarem ou não novos créditos.

 

  • Pôr meu CPF na nota fiscal aumenta minha nota?

Não. As inclusões de CPF nas notas não são parte do algoritmo para determinar a nota no Score.

 

  • Cancelar cartão de crédito aumenta meu Score?

Não. Sua nota é um reflexo de ser ou não um bom pagador.

Compartilhar:

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn